Foto: Mateus Guedes
"Panfletava pelos bairros, nas paradas de ônibus, por onde passava, para divulgar a loja e o aquarismo. E deu certo: 44 anos depois, a Acqua Recife é uma referência no aquarismo e, além disso, fazem também lagos artificiais, manutenção de lagos e todo tipo de serviço relacionado."
Panfletava pelos bairros, nas paradas de ônibus, por onde passava, para divulgar a loja e o aquarismo. Nesse mesmo intuito ele todo ano montava um stand na Exposição de Animais do Cordeiro. E deu certo: 44 anos depois, a Acqua Recife é uma referência no aquarismo e, além disso, fazem também lagos artificiais, manutenção de lagos e todo tipo de serviço relacionado.
Após alguns anos de parceria, para evitar discussões e para cuidar da família, o irmão Eduardo ficou com o sítio de peixes e Temístocles com a loja. Atualmente quem toca o negócio é o filho Temistocles Neto, que cresceu no meio dos aquários e que também é apaixonado por todo esse universo.
Ele, que levava vantagem na época da escola por escolher os melhores peixes bettas direto na fonte, modernizou a loja importando equipamentos dos Estados Unidos, Europa e até da China. O pai sempre gostou mais dos aquários marinhos, mas a tecnologia na época era muito escassa, e o filho resgatou essa paixão quando começou a participar mais da empresa.
Foto: July Batista
Audiodescrição
Temístocles Lopes Filho trabalhava nas Casas José Araújo mas não demorou muito para pedir as contas na loja e começar a empreitada vendendo peixes ornamentais no Mercado da Madalena, por volta de 1978.
Ele montava uma barraca aos sábados e domingos, até que em 1980, junto com seu irmão Eduardo, conseguiu seu sonhado box. Na época, peixes ornamentais não tinham uma grande visibilidade, poucas pessoas os comercializavam, e Temístocles decidiu sair pelo Recife panfletando.
Foto: Gabriela Passos
Audiodescrição
Foto: José Rebelato
Audiodescrição
Pesquisando equipamentos na internet começou a montar aquários plantados - todo feito apenas com plantas naturais - e estudar mais sobre eles; posteriormente vieram os aquários marinhos, e isso foi repercutindo e expandindo o leque de clientes e dos serviços prestados pela loja também.
Temistocles Neto sempre que pode leva os filhos, uma menina de 10 anos e um menino de 4 anos, para a loja onde limpam aquários e passam algumas horas na programação que ele também fazia com o pai e pela qual se apaixonou. Com ele tudo aconteceu naturalmente e diz que assim quer que seja com os filhos, se quiserem apenas curtir o aquarismo, a loja, tudo bem, se quiserem tomar a frente dos negócios também, mas que façam o que desejam, dando espaço para eles seguirem o caminho que escolherem.